Weby shortcut
Link Facebook
Link Twitter
Youtube

UFG recebe seletiva do maior evento de robótica da América Latina

Olimpíada Brasileira de Robótica vai reunir mais de 230 estudantes de escolas públicas e privadas de Goiás

A Universidade Federal de Goiás (UFG) sedia neste sábado (2/9) a seletiva estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). O evento será realizado das 9h30 às 18h30, no Centro de Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, Câmpus Samambaia. Participarão da seletiva, na modalidade prática, 239 estudantes dos ensinos fundamental, médio e técnico de escolas públicas e privadas de Goiás.

Considerada o maior evento de robótica da América Latina, a OBR é dividida em duas modalidades: Teórica e Prática. Essa estrutura contempla tanto o público que nunca teve contato com a robótica, quanto o público de escolas que já possuem a temática em seu conteúdo educacional. As modalidades são compostas de avaliações que incluem desde a resolução de provas teóricas elaboradas por uma Comissão de Professores (Comitê de Provas) até a construção de robôs para atender tarefas exigidas pela OBR.

A professora do Instituto de Informática (INF) da UFG, Telma Woerle, responsável pela organização da seletiva estadual, ressalta a importância daparticipação dos estudantes neste tipo de evento: “Eles demonstram o que aprenderam durante as aulas de robótica, além de promover interação e trabalho em equipe”.

A professora também destaca o incentivo ao interesse científico. “A Olimpíada tem por objetivo estimular todos os nossos jovens e crianças ao conhecimento científico e a sair daquela caixinha do dia a dia dentro do ambiente escolar. Também é importante para o desenvolvimento intelectual e a abertura para novas coisas, como conseguir enxergar o mundo como um todo e não só o conteúdo transmitido pelo professor”.

Olimpíada Brasileira de Robótica

Realizada desde 2006, a OBR é uma das olimpíadas científicas brasileiras apoiadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os objetivos são estimular a carreira cientifica e tecnológica, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.

A Olimpíada é direcionada a alunos de nível fundamental, médio e técnico de escolas públicas ou privadas de todo o país. A seletiva estadual tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), do Instituto de Informática da UFG e do Núcleo de Robótica Pequi Mecânico.

Fonte : Ascom UFG - 31/08/2017

Listar Todas Voltar