Link Facebook
Link Twitter

UFG recebe seletiva do maior evento de robótica da América Latina

Olimpíada Brasileira de Robótica vai reunir mais de 230 estudantes de escolas públicas e privadas de Goiás

A Universidade Federal de Goiás (UFG) sedia neste sábado (2/9) a seletiva estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). O evento será realizado das 9h30 às 18h30, no Centro de Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, Câmpus Samambaia. Participarão da seletiva, na modalidade prática, 239 estudantes dos ensinos fundamental, médio e técnico de escolas públicas e privadas de Goiás.

Considerada o maior evento de robótica da América Latina, a OBR é dividida em duas modalidades: Teórica e Prática. Essa estrutura contempla tanto o público que nunca teve contato com a robótica, quanto o público de escolas que já possuem a temática em seu conteúdo educacional. As modalidades são compostas de avaliações que incluem desde a resolução de provas teóricas elaboradas por uma Comissão de Professores (Comitê de Provas) até a construção de robôs para atender tarefas exigidas pela OBR.

A professora do Instituto de Informática (INF) da UFG, Telma Woerle, responsável pela organização da seletiva estadual, ressalta a importância daparticipação dos estudantes neste tipo de evento: “Eles demonstram o que aprenderam durante as aulas de robótica, além de promover interação e trabalho em equipe”.

A professora também destaca o incentivo ao interesse científico. “A Olimpíada tem por objetivo estimular todos os nossos jovens e crianças ao conhecimento científico e a sair daquela caixinha do dia a dia dentro do ambiente escolar. Também é importante para o desenvolvimento intelectual e a abertura para novas coisas, como conseguir enxergar o mundo como um todo e não só o conteúdo transmitido pelo professor”.

Olimpíada Brasileira de Robótica

Realizada desde 2006, a OBR é uma das olimpíadas científicas brasileiras apoiadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os objetivos são estimular a carreira cientifica e tecnológica, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.

A Olimpíada é direcionada a alunos de nível fundamental, médio e técnico de escolas públicas ou privadas de todo o país. A seletiva estadual tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), do Instituto de Informática da UFG e do Núcleo de Robótica Pequi Mecânico.

Fonte : Ascom UFG - 31/08/2017